Dicas para evitar a desidratação

O corpo humano precisa em torno de 2l a 2,5 litros de água por dia para se manter saudável. A água é uma das principais substâncias em nosso organismo, sendo responsável por diversos processos em nosso corpo, tais como regulação da temperatura, transporte e eliminação de substâncias.

Costumamos perder água de algumas formas, entre elas, pelo suor, urina, fezes, respiração etc.

Devido à perda de água e à incapacidade do corpo humano em armazená-la, precisamos repô-la constantemente, para garantir um bom funcionamento do organismo. Essa reposição pode ser feita pela ingestão de pequenas quantidades de água, sucos naturais, frutas, isotônicos e/ou soros periodicamente.

De modo geral, perdemos mais água do que repomos. Juntamente com a água, eliminamos também sais minerais, gerando um quadro de desidratação. São sintomas da desidratação:

– Bastante sede;
– Boca e pele secas;
– Lábios ressecados;
– Olhos fundos;
– Batimento cardíaco acelerado;
– Pequena quantidade de lágrima, urina e suor.

Além desses sintomas, também é comum que a pessoa desidratada apresente:

– Fraqueza;
– Cansaço;
– Dores de cabeça;
– Episódios de tontura.

Para que o nosso corpo responda bem, além de nós hidratarmos, cuidado essencial antes, durante e depois, durante o caminho, devemos remover o excesso de roupa e/ou afrouxar as peças que não possam ser retiradas; procurar caminhar em lugares com sombra; resfriar a cabeça e a nuca. Ao resfriar a nuca, o sangue que sobe para a cabeça estará em uma temperatura mais amena e passará a informação de um corpo mais frio para o cérebro, o que causará uma diminuição do suor e assim perderemos menos água e sais.

Fique atento em suas próximas caminhadas. A urina escura, por exemplo, já é um dos primeiros sintomas da desidratação.

A desidratação é um problema grave e pode levar à morte, então, não facilite, cuide-se!