A Batalha de Clavijo

Santiago, o patrono da Espanha, tem 3 grandes festas comemoradas ao longo de cada ano na Catedral da cidade que foi construída a partir da descoberta do seu sepulcro na Espanha, no inicio do século IX, em Santiago de Compostela. A primeira delas ocorre a 23 de maio, dia da aparição do Apostolo na batalha de Clavijo.

Batalha de Clavijo, uma das mais famosas batalhas da Reconquista, teria ocorrido no chamado Campo de la Matanza, perto Clavijo, La Rioja (Espanha), na data de 23 de maio do ano 844. Seus traços míticos (a intervenção milagrosa de Santiago), fizeram ser considerada  por muitos como lendária, foi possivelmente forjada pelo Arcebispo de Toledo Rodrigo Jiménez de Rada.

A batalha teria sua origem na recusa de Ramiro I das Astúrias de continuar a pagar o tributo a emires árabes, com especial ênfase para o tributo de cem donzelas. Portanto, as tropas cristãs, comandadas por Ramiro I, iriam em busca de muçulmanos, com Abderramán II no comando, mas quando chegaram em Nájera e Albelda se viram cercados por um grande exército árabe formado por tropas da península e da área que atualmente corresponde ao Marrocos, os cristãos viram-se obrigados a refugiarem-se no castelo de Clavijo, em Monte Laturce.

As crônicas contam que Ramiro teve um sonho no qual o apóstolo Tiago teria garantido sua presença no campo de batalha e assegurado a vitória. De acordo com essa lenda, no dia seguinte os exércitos de Ramiro I, encorajados pela presença do Apóstolo montado em um cavalo branco, bateram seus adversários.

Em 25 de maio, na cidade de Calahorra o rei iria ditar o voto de Santiago, comprometendo todos os cristãos da Península à peregrinar  a Santiago de Compostela  levando oferendas como graças ao Apóstolo por sua intervenção.

Com este evento, o apóstolo se tornou um símbolo da luta contra o Islã, sendo reconhecido como Santiago Matamoros.

A batalha seguiu sendo celebrada como um elemento de formação da história nacional espanhola.