Quem somos

O grupo Curitigrinos foi criado por um grupo de pessoas que fizeram o Caminho de Santiago, na Espanha, e sentiram necessidade de continuar com as caminhadas no seu retorno. A primeira caminhada aconteceu em 19 de setembro de 2004 com 11 pessoas entre os parques de Curitiba. Esse grupo cresceu e em 2012 se transformou em associação sem fins lucrativos e legalmente constituída. Nossa equipe é formada por voluntários e o principal objetivo é orientar peregrinos e organizar caminhadas para valorizar a amizade, compreender a natureza, descobrir a simplicidade com conhecimento, diversão e boa comida.

O Caminho de Santiago é uma rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica, até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo norte da Espanha. Segundo a tradição, nessa cidade espanhola estão os restos mortais de Tiago, o primeiro dos 12 apóstolos de Jesus Cristo a ser martirizado, e, por isso, há mais de 1200 anos os cristãos do mundo todo começaram a percorrer esse caminho em peregrinação. Hoje pessoas de todos os credos, idades e religiões percorrem este Caminho em busca de auto-conhecimento, espiritualidade, cultura, desapego, simplicidade e amizade.

Principais objetivos:

  • Incentivar e promover as atividades ligadas à peregrinação ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, sua história, cultura e tradições.
  • Orientar peregrinos em sua preparação para a peregrinação pelos caminhos que conduzem à Santiago de Compostela.
  • Fazer com que sejam mantidos os sentimentos de solidariedade e hospitalidade, característicos ao espírito dos peregrinos do Caminho de Santiago.
  • Promover intercâmbio de atividades afins à Curitigrinos com grupos organizados do Brasil e de outros países.
  • Promover trabalho de assistência filantrópica às instituições de caridade legalmente constituídas e reconhecidas pelo Poder Público como de utilidade pública.
  • Promover a qualidade de vida, amizade e o contato com a natureza.

Principais Atividades desenvolvidas:

Palestras Preparatórias: As palestras ocorrem bimestralmente e são voltadas a peregrinos que desejam conhecer e percorrer um dos caminhos mais conhecidos do mundo. Introdução à história, mitologia galega, cultura local, espiritualidade e informações práticas a respeito da rotina no Caminho de Santiago são alguns dos temas que são abordados ao longo do ano. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral.

Chá de Mochila: É uma linda festa onde além de provar uma deliciosa paella, há apresentação de grupos galegos de dança e música. Com a consultoria de um especialista, o peregrino tem contato com os diversos equipamentos e tecnologias disponíveis, aprende a regular a sua mochila e tem a oportunidade de interagir com outros peregrinos. O peregrino pode levar sua família e amigos para essa confraternização que acontece duas vezes por ano, em março e agosto.

Caminhadas Mensais: Através de trilhas similares às encontradas no do Caminho, a Curitigrinos promove caminhadas mensais para o peregrino poder amaciar o calçado, conviver com veteranos no Caminho e com quem deseja percorrê-lo. Essas caminhadas acontecem no segundo domingo do mês e são abertas ao público em geral. As orientações para inscrição são fornecidas a cada caminhada.

Festa de Santiago: Ela acontece todo ano com a proximidade do Dia de Santiago, que é 25 de julho. As atividades são variadas e divulgadas com antecedência.

Assista o vídeo que mostra um pouco do que é Curitigrinos. Acesse o link: Filme Institucional


Diretoria

Presidente: Luiz Antonio Pereira
Vice Presidente: Rosangela Andreatta

Secretária: Isis Maria Roriz
Suplente de Secretária: Maria Alvez

Diretor Social: Nelson Honjo
Suplente de Diretor Social: Antonio Carlos Ribas

Tesoureiro: Luiz Kaimoto
Suplente de Tesoureiro: Marcos Werlang

Conselheiros Fiscais: Ana Wanke, Marcos L.X. Andrzejewski (Billy) e Elenil Oliveira

Credencial do Peregrino:  Marcos Lucio Xavier Andrzejewski (Billy)