Como cuidar das bolhas
Durante um hiking ou trekking não tem coisa pior do que uma bolha nos pés, não é mesmo? São necessários alguns cuidados para evitar a formação de bolhas, mas quando elas surgem, o que fazer? Como tratar? Neste artigo você verá algumas orientações sobre como cuidar das incômodas e dolorosas bolhas ou ferimentos nos pés!
De modo geral, o ideal é deixar a bolha cicatrizar sozinha. Para tanto, é preciso interromper a caminhada por alguns dias e fazer uso de sapatos abertos, chinelos, por exemplo. Se preferir, faça um pequeno furo e tire o líquido da bolha, mas lembre-se, esse processo aumenta o risco de infecção e não é recomendado para pessoas com diabetes, varizes ou qualquer outro problema de cicatrização.
Caso você não possa interromper a caminhada ou usar um sapato mais aberto, cubra a bolha com vaselina para diminuir o atrito e, depois, coloque um curativo no local sem retirar a pele que cobre a bolha. Evite colocar um esparadrapo diretamente sobre a bolha, pois ele poderá retirar o topo dela.
Atenção! Esse curativo deverá ser trocado todos os dias.
Fique atento ao menor sinal de infecção. Caso apareça, você deverá interromper a viagem na hora e procurar um médico.
Cuidando com carinho dos pés
Prepare um escalda pés. Aqueça alguns litros d’água, mas não muito para não queimar a pele, acrescente sal, bicarbonato de sódio e camomila. Mergulhe os pés por cerca de 15 a 20 minutos. A água quente estimula a circulação, diminui o inchaço, alivia a dor e, consequentemente, ajudará na cicatrização.
Após esse tempo, seque bem os pés. Se você quiser, passe um pouco de babosa sobre a bolha. Ela tem propriedades medicinais que auxiliam na cicatrização e dão uma sensação de alívio.
Você também pode fazer compressas de calêndula com uma gaze. Para isso, coloque a compressa sobre a bolha e deixe por cerca de 30 minutos. Essa erva tem propriedade calmante e analgésica e, por ser natural, não tem efeito colateral e melhora a cicatrização.
São os nossos pés que nos levam e nos trazem de volta em segurança. Portanto, cuide muito bem deles, amigo peregrino!